terça-feira, 14 de julho de 2009

Pais e mães, ATENÇÃO COM AS PIPAS DOS FILHOS

CEROL NÃO PODE!!!!
CEROL MATA



Uma pipa (português brasileiro) ou papagaio (português europeu), também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga(no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas) é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força dovento e a da corda segurada pelo operador.

O que é o cerol?
Cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas.
Quais os riscos que ele pode causar para o nosso corpo?
Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas, os motociclistas são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido a falta de proteção. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta, pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos. Existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Já fiquei sabendo de um caso no Rio de Janeiro que a linha atingiu os olhos de um motoboy e ele perdeu uma visão, este motoboy não usava capacete e nem óculos de proteção. Capacetes sem as viseiras podem favorecer o corte no rosto e olhos. Um caso recente foi de uma menina que estava em pé em uma caminhonete, a linha atingiu o pescoço dela e o cortou, infelizmente foi fatal e o motorista da caminhonete só parou porque a menina caiu da carroceria, ou senão só iria perceber quando parasse para alguma coisa. Tem um caso de um paraquedista que teve as cordas de seu paraquedas cortadas e ele caiu de uma altura bastante significativa quebrando as pernas, temos casos de acidentes com aviões ,cortes em asas deltas, pedestres, etc. Me contaram também, que uma senhora estava no ponto de ônibus em Belo Horizonte, quando uma linha com cerol caiu próximo a ela. Ela simplesmente empurrou a linha para o lado e continuou esperando o ônibus. De repente passou um carro e puxou esta linha arrastando-a e fazendo com que a linha passasse na perna da senhora. Teve um corte muito profundo. O carro nem percebeu o que aconteceu. Esta senhora quase teve a perna amputada.

Quais os riscos do cerol para motociclistas?
Devido a falta de proteção do pescoço do motociclista este é o mais atingido. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos. Existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Já fiquei sabendo de um caso no Rio de Janeiro que a linha atingiu os olhos do motoboy e ele perdeu uma visão, este motoboy não usava capacete e nem óculos de proteção.

Existem outras pessoas que correm riscos além dos motociclistas?
Sim... temos vários relatos de ocorrências tristes. Uma delas foi uma equipe do corpo de bombeiros de Brasília em treinamento. Os policiais estavam suspensos por uma corda amarrados em um helicóptero e misteriosamente esta corda "quebrou" cairam no chão e morreram. Tem um caso de um paraquedista que teve as cordas de seu paraquedas cortada. Casos de acidentes com avião cortes em asas deltas pedestres etc.

Brincadeira tradicional e que ainda se mantém viva tanto em bairros com menor movimentação de veículos quanto na praia, empinar pipas é uma diversão muito frequente no período de férias escolares, quando crianças e adolescentes têm mais tempo para fazer atividades ao ar livre, principalmente no verão.

Mas a brincadeira, aparentemente inofensiva, pode ocasionar acidentes graves com o uso de cerol, material cortante composto por cola e cacos de vidro moído que, dependendo da lesão, pode até provocar a morte. Ciclistas, motociclistas e pedestres são as principais vítimas, que têm no pescoço a parte do corpo mais atingida.

Além disso, o material pode provocar acidentes com aeronaves, paraquedistas e helicópteros, e ainda curtos-circuitos.

• Não empine pipas em lajes;
• Empine pipas longe da rede elétrica;
• Não use linhas metálicas ou que usem substâncias metálicas;
• Não use linha cortante;
• Se você é motoqueiro ou ciclista, use a antena protetora de sua vida contra acidentes com linhas;
• Não empine pipas em grandes avenidas

Nenhum comentário: